terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Tratamento X Diagnóstico Osteopático: Qual a diferença?


Desde os tempos em que cursava a pós graduação em osteopatia, varios colegas chegavam até mim dizendo que conheciam uma ou outra manipulação e que aplicavam com frequencia em seus pacientes, outros mesmos relatavam com detalhes a avaliação de um paciente pedindo para que desenvolvesse um plano de tratamento, claro utilizando manipulações.
Vamos deixar uma coisa bem clara: Osteopatia não é manipulação!
O tratramento osteopático é muito mais amplo, não meramente "estalar" o paciente. Buscar a origem da lesão, não focar somente na dor, buscar os sinais e sintomas que o corpo apresenta, é quase que um jogo de detetive!
Um bom tratamento osteopático depende de mãos treinadas (claro, trata-se de uma tecnica manual), mas principalmente de saber ver, ouvir e interpretar, manipulações por si não são suficientes para o sucesso do tratamento.
As manipulações sem um bom diagnóstico são ineficazes, e podem apresentar riscos aos pacientes, por isso antes de tratar é necessário um diagnóstico preciso, o que é possivel por uma avaliação precisa e minuciosa.
Apesar de muitos de meus colegas não entenderem dessa forma e pensar que era má vontade em ensina-los, a osteopatia não se resume de forma alguma a ouvir uma avaliação e traçar um tratamento.
A osteopatia mudou a forma com que vejo meus pacientes, me tornei mais observador, critico e detelhista. Por essa razão recomendo a todos os fisioterapeutas a conhecerem a osteopatia, certamente a forma de observar o paciente nunca mais será a mesma.
Marcelo Renato Massahud Junior

3 comentários:

  1. realmente, é preciso saber "o que" manipular para ter resultado.
    muito bom o texto!
    João Carlos
    São Leopoldo

    ResponderExcluir
  2. tecnicas de tecido mole 1o
    depois (se necessario) manipulaçao.

    a estrutura governa a funçao, assim como a funçao governa estrutura.

    vamos primeiramente aliviar/relaxar toda a parte mole antes de qq abordagem manipulativa pois esta ultima pode até nem ser usada para restabelecer o equilibrio (homeostase)

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas, todos os fisios deveriam conhecer a osteo, sem dúvidas o diagnostico osteopático é o melhor e único(para avaliar perda de mobilidade). só o tratamento que já está um pouco ultrapassado, não é global.
    Ex: 1 iliaco posterior adaptativo quem faz é a rigidez dos pelvistrocanterianos e isquios, 1 rotação lateral da tibia sobre o fêmur é o tibial anterior.Só as manipulaçôes não vão ter grandes resultados.
    Só um tramento global que vamos corrigir a lesão articular e ao mesmo tempo soltar os músculos que fazem a lesão poderá ter sucesso!

    ResponderExcluir